BIODIGESTOR
O projeto BIODIGESTOR será desenvolvido por membros do Rotaract Club de Ponta Grossa Oeste, acadêmicos dos cursos de Engenharia e Tecnologia da Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Campus Ponta Grossa (UTFPR - PG) e da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), em parceria com o Rotary Club de Ponta Grossa Oeste.
O biodigestor é um equipamento utilizado para tratamento de resíduos e produção de biogás, que pode ser utilizado para gerar energia elétrica e térmica. Que pode proporcionar a redução de custos e proporcional aumento de renda dos proprietários, promove também a melhoria na qualidade de vida dos produtores e a redução de impactos oriundos da pecuária. O Instituto João XXIII foi identificado como uma oportunidade de replicabilidade dos conhecimentos de sustentabilidade para um fim social. O mesmo é localizado no bairro D.E.R. em Ponta Grossa - PR e oferece serviços em horário intermitente, como: abrigo, contra turno social e ações sócio-educativas, para jovens do sexo masculino de seis a dezoito anos.
A instituição possui uma ampla estrutura com cerca de 100 hectares e desenvolve atividades de horticultura, leiteria, avicultura, suinocultura, piscicultura e agricultura. Toda essa produção tem por objetivos sustentar as necessidades internas do instituto e gerar renda através da comercialização dos excedentes. Todas estas condições são propícias à implantação de um O objetivo do projeto é instalar um biodigestor no Instituto João XXIII, que é uma organizada unidade produtiva e, sua ampla estrutura agropecuária gera uma elevada quantidade de resíduos. Logo, é viável a implantação de biodigestores pela necessidade de tratar os dejetos e, conveniente utilização dos produtos oriundos do tratamento (biogás e biofertilizante). Além disso, o instituto abriga internos em fase escolar e em formação profissional, visto isto, também apresenta potencial para o desenvolvimento de tecnologias sociais e replicabilidade do conhecimento técnico.